quinta-feira, 16 de maio de 2013

Datas para vacinação dos animais 2013

Datas para vacinação dos animais 2013Para obter o endereço dos locais de vacinação para o ano de 2013, que vão funcionar das 8h às 17h, e tirarem dúvidas, os donos de animais devem ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746, ou acessar a página da SMSDC na internet, em www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

As etapas seguintes acontecerão nos dias 30 de junho, 21 de julho, 25 de agosto e 22 de setembro.

Cães, gatos e morcegos

São os principais transmissores da raiva, mal que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado, daí a importância da vacinação. A doença possui grau de letalidade próximo a 100%, e, no município do Rio, está controlada há 25 anos, portanto é importante que os animais não deixem de ser vacinados nas próximas etapas. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMSDC, são esperadas, por cerca de 36h após a aplicação, sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto dos animais. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela sua aquisição.

Na hora de levar o animal de estimação para vacinar, deve-se tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia, já os gatos, em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que possuem temperamento agressivo devem estar com focinheira. Os donos de animais que quiserem esclarecer outras dúvidas e obter informações sobre a listagem dos postos na cidade podem ligar para o Telessaúde (3523-4025), acessar a página da SMSDC na internet, em www.rio.rj.gov.br/web/smsdc, ou ligar para o CCZ: (21) 3395-1595.


Tabela de vacinação para animais de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...